Pessoas luteranas prezam a
tradição cristã que se origina na Reforma do século XVI. O nome da Igreja -
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB – mostra a sua
identidade de fé. O nome traduz, no contexto brasileiro, a tradição cristã que
tem a sua origem no movimento reformatório protagonizado por Martim Lutero.
Como Igreja, integra o corpo de Cristo e faz parte da igreja universal. O seu
fundamento encontra-se no Evangelho de Jesus Cristo. O seu testemunho no Brasil
se inspira nos valores evangélicos redescobertos no século XVI.
Pessoas luteranas
identificadas com a IECLB entendem-se como parte da igreja universal e procuram
viver com autenticidade a fé cristã. O propósito da reforma do século XVI foi o
de reconduzir a Igreja a sua origem evangélica e este continua sendo um objetivo
e um compromisso atual. Ser uma pessoa luterana não significa, em primeiro
lugar, ter a verdade, mas, sim, buscá-la na fonte que é Jesus Cristo.
Pessoas cristãs de confissão
luterana são evangélicas. E ser evangélico significa descobrir e valorizar o que
Deus fez pelos seres humanos. Sua compaixão em Jesus Cristo é o centro da fé.
Seu amor e perdão são essenciais na vida do cristão. Reconhecer e acolher essa
dádiva leva as pessoas a uma nova dinâmica de vida. Elas assumem compromissos
no seu cotidiano que espelham o amor de Deus. Tudo gira em torno da graça de
Deus porque a Reforma teve início quando Lutero descobriu que Deus é
misericordioso. A identidade luterana deita raízes nesta descoberta e neste
reconhecimento. Os referenciais centrais da identidade luterana são as Sagradas
Escrituras, os Credos cristãos, a Confissão de Augsburgo e o Catecismo Menor de
Martim Lutero.
SAGRADAS ESCRITURAS:
As pessoas cristãs
evangélicas luteranas, pertencentes às comunidades da Igreja Evangélica de
Confissão Luterana no Brasil (IECLB), uma das igrejas-herdeiras da Reforma do
século XVI, são identificadas como membros da Igreja da Palavra. Isto quer
dizer que elas têm, como um de seus pilares confessionais e identitários, as
Escrituras Sagradas que são a norma determinante do que é proclamado e
ensinado. Há, pois, um vínculo vital com a revelação de Deus legada pelas
Escrituras Sagradas do Antigo e do Novo Testamentos. Eles contêm o testemunho
dos profetas e apóstolos. Neles se encontra a voz do próprio Senhor da Igreja –
Jesus Cristo.
A graça e misericórdia de
Deus vem ao mundo e se revela por meio das Sagradas Escrituras. Pela ação do
Espírito Santo elas se tornam palavra viva e provocam a fé nas pessoas. Toda a
Escritura tem um só propósito: promover a Cristo. As Sagradas Escrituras
tornam-se para as pessoas evangélicas luteranas fonte orientadora de todo o seu
testemunho e fonte inspiradora de sua prática. Elas despertam e sustentam a fé,
a esperança e o amor. Tudo o que existe na igreja depende de sua autoridade ou
carece de sua concordância e aprovação.
CREDOS CRISTÃOS:
Ao longo dos séculos a
Igreja cristã afirmou os conteúdos básicos de sua fé na forma de Credos. Com
expressões bastante concisas, os Credos foram formulados em situações de crise
e de ameaça à fé cristã.
As Igrejas da Reforma
mantiveram a sua fidelidade a essas expressões de fé, dizendo-se herdeiras
desta tradição. As pessoas evangélicas de confissão luterana se conectam a essa
história. Assumem esta tradição e a integram em sua auto-compreensão. Os Credos
Antigos datam dos primeiros quatro séculos do cristianismo. São eles: o Credo
Apostólico, o Credo Niceno-Constantinopolitano e o Credo Atanasiano.
CONFISSÃO DE AUGSBURGO
Os cristãos defensores da
reforma da igreja no século XVI formularam em uma confissão os eixos centrais
em torno dos quais gira a fé cristã. Esta confissão ficou conhecida como
Confissão de Augsburgo e ela é adotada hoje pela maioria das Igrejas
Evangélicas Luteranas. As comunidades, que formam a Igreja Evangélica de Confissão
Luterana no Brasil, assumiram este documento de fé como referência básica para
a sua confessionalidade e identidade.
Na Confissão de Augsburgo
transparecem os temas centrais da Reforma. Quando para a salvação “da alma”
eram exigidas determinadas obras e rezas, peregrinações, sacrifícios e compra
de indulgências, foi necessário recorrer à Bíblia e afirmar que somente Cristo
é mediador e salvador. Cristo é a mensagem central da Bíblia, e a justificação
do pecador se realiza somente pela graça de Deus oferecida por Cristo. E esta
graça do perdão e da salvação pode ser recebida somente pela fé, não por obras
e sacrifícios que nos tornassem merecedores diante de Deus. Esta fé, que recebe
a graça, produz frutos de gratidão e torna a pessoa crente livre e atuante em
obras de amor.
CATECISMO MENOR DE MARTIM
LUTERO
Um desafio constante da
Igreja cristã consiste na interpretação da Palavra de Deus e a sua
contextualização. Martim Lutero constatou durante as suas visitações às
comunidades, nos anos 1528 e 1529, que o povo cristão desconhecia os Dez
Mandamentos, o Credo, o Pai-Nosso e o seu significado. Diante disso redigiu o
Catecismo Menor para ser usado pelos pregadores e demais responsáveis pela
educação na fé cristã. Neste Catecismo encontram-se os Dez Mandamentos, o Credo
Apostólico, o Pai-Nosso, os Sacramentos do Batismo e da Santa Ceia e o
Ministério da Confissão e da Absolvição.
FONTE: http://www.luteranos.com.br/conteudo/identidade
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